ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

20 de fev. de 2010

A FORMAÇÃO DO OLHO

.





Estas são as fases mais significativas:

Estas são as fases mais significativas:

4 semanas (embrião 6 mm e 0,5 g aproximadamente): destacam-se já as vesículas que darão lugar aos olhos.

5 semanas (embrião de 14 mm. aprox.): os olhos começam a surgir.

2º mês (feto 4 cm e 5 gramas aproximadamente): os olhos já começam a destacar-se, embora não sejam mais que alguns pequenos orifícios no crânio

Na primeira imagem já pode observar a formação das pálpebras, sobre o cristalino dos olhos, que no decorrer dos próximos dias, tomará sua forma ovalada. As Pálpebras superiores e inferiores estão unidas e fechadas, não abrirão até o sétimo mês.

5º mês (feto 25 cm e 250 gramas aproximadamente): aparecem as sobrancelhas e as pestanas, que começam a cobrir-se de uma incipiente penugem ou pêlos.

7º mês (feto 35 cm e 1.200 gramas aproximadamente): abre e fecha seus olhos já que os globos oculares estão perfeitamente formados e em disposição para exercer suas funções. Percebe a luz como um fraco brilho avermelhado.

9º mês (feto de 45/50 cm. e 2.500/3.200 gramas aprox.): o processo de formação anatômica foi concluído e o dispositivo visual está completamente desenvolvido, com exceção da parte mais importante da retina, que acaba seu desenvolvimento no final do primeiro ano de vida da criança.

No recém-nascido, é característica a cor da Iris ser geralmente de um azulado apagado até alcançar sua coloração definitiva após alguns meses.

FONTE: http://usuarios.discapnet.es
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT