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28 de set. de 2011

Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?


Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada. Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas e as de fôrma minúscula e até podem ser apresentadas a elas, desde que tal contato fique restrito à leitura.

Uma criança que está aprendendo escrever em letra cursiva,existem três componentes importantes para este tipo de letra como: 
- formação letra correta
- tamanho letra uniforme
- inclinação uniforme.

As crianças devem se concentrar em um objetivo em uma primeira formação correta, o tamanho e, em seguida inclinação.


Praticar as letras cursivas isoladas com espaçamento  
- usar um palito de picolé ou alguma outra ferramenta que pode ser colocado no papel para o espaçamento uniforme. (Usando um ou dois dedos é muitas vezes sugerido pelas professoras)
- utilizar o alfabeto com a escrita de cada letra com setas (indicar o sentido da escrita)
- caderno pauta (alibombom ou folha quadriculada) para treinar letras maiúsculas e minúsculas
- As crianças devem usar a escrita cursiva  outros tipos de ferramentas para melhor controle da preensão e graduação de força na escrita. 
- Não se preocupe sobre o tamanho da letra num primeiro momento, ao contrário, enfatizam a forma, deixá-los desenhar em papel branco como marcadores, lápis, pincéis ou que permitam uma menor pressão. 
- As habilidades motoras finas para letra cursiva ocorre por volta 6-7 anos 
- observar a posição sentada adequada para escrita cursiva 
- superficie plana(mesa) e em alguns casos plano inclinado(crianças baixa visão, canhoto,etc)
- os pés devem estar apoiados no chão ou em uma caixa, ao invés de balançando.
- A altura inadequada  da mesa, uma má postura ou esforço incorreto da posição do corpo ou os pés  balançando exigem uma maior esforço físico, aumentando a fadiga.

Não se deve antecipar o processo de ensino da escrita cursiva. Se exigir da criança que comece a escrever a letra cursiva  antes de ela ter maturidade cognitiva e motoras necessárias que costumam surgir em torno
6-7 anos, o resultado tende a ser frustação, baixa auto-estima, letra ilegível que podem comprometer o sucesso escolar no futuro.
FONTE: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/search/label/Por%20que%20as%20crian%C3%A7as%20devem%20aprender%20a%20escrever%20com%20letra%20de%20f%C3%B4rma%20para%20depois%20passar%20para%20a%20cursiva%3F]
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"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

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FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT