ACOMPANHE ESSE BLOG DE PERTO!

13 de out. de 2011

Dia 14 de outubro é o Dia Mundial da Visão

A idéia é reduzir o número de cegos no mundo até o ano de 2020. Hoje faltam recursos para combater a cegueira, principalmente nos países menos desenvolvidos, onde vivem 90% dos cegos.

Com o objetivo de reduzir os índices de cegueira para o ano 2020, mudando a projeção atual de 75 milhões para 25 milhões de cegos no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (International Agency for the Prevention of Blindness), organizam para o próximo dia 14 de outubro o Dia Mundial da Visão.
Esta iniciativa mundial se desenvolve ante o preocupante número crescente de crianças em risco de perda visual por fatores como a desnutrição, as infecções e os defeitos de refração, da mesma forma que os idosos por seu risco de cegueira produzida pela catarata.
Os recursos disponíveis são insuficientes para controlar o problema, especialmente nos países em desenvolvimento onde vivem 9 de cada 10 cegos no mundo. O pessoal de saúde ocular capacitado é insuficiente, assim como são insuficientes os medicamentos, o equipamento oftálmico, os serviços de saúde ocular e os sistemas de encaminhamento de pacientes.
O Dia Mundial da Visão é uma oportunidade para posicionar a saúde ocular na agenda pública e motivar a participação do setor privado nos objetivos da Visão 2020, que é uma campanha mundial lançada em 1999 com o propósito de "eliminar, para o ano 2020, as principais causas da cegueira a fim de dar, àqueles milhões de pessoas desnecessariamente cegas hoje, o direito à visão".
* Romeu Kazumi Sassaki é consultor de inclusão social e autor do livro "Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos", entre outros.

Fonte: Rede SACI

 e mais...

O Dia Mundial da Visão foi instituído no ano 2000, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo parte do Programa 20/20: O Direito à Visão, que tem por objetivo erradicar a cegueira evitável até o ano de 2020.
A iniciativa é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB – International Agency of Prevention of Blindness), e conta com o apoio de entidades internacionais, instituições de atenção oftalmológica, Organizações Não Governamentais (ONGs) e oftalmologistas, em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

"Muitas mudanças ocorreram nos últimos vinte anos, quando teve início a prática da Baixa Visão em nosso país. O oftalmologista brasileiro, porém, ainda não se conscientizou da responsabilidade que lhe cabe ao determinar se o paciente deve ou não receber um tratamento específico nessa área. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes atendidos e tratados permanece sem orientação, convivendo, por muitos anos com uma condição de cegueira desnecessária." (VEITZMAN, 2000, p.3)

.
.

NÃO ESQUEÇA!....

NÃO ESQUEÇA!....

FONTES PARA PESQUISA

  • A VIDA DO BEBÊ - DR. RINALDO DE LAMARE
  • COLEÇÃO DE MANUAIS BÁSICOS CBO - CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA
  • DIDÁTICA: UMA HISTÓRIA REFLEXIVA -PROFª ANGÉLICA RUSSO
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: Estratégias o Orientação Pedagógica para Educação de Crianças com Necessidades Educativas Visuais - MARILDA M. G. BRUNO
  • REVISTA BENJAMIN CONSTANT - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT